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14/12/2016Cada vez mais pessoas possuem acesso à internet, à banda larga, além de conexões em seus dispositivos móveis. Com um mercado em ascensão, muitas empresas vêem na web uma boa oportunidade de negócios. Contudo, a concorrência nesse ambiente é muito acirrada. Para se destacar no meio dessa competição, é preciso elaborar estratégias de marketing que alcancem seu público de diferentes maneiras.
Com a popularização das redes sociais, muito se fala sobre estratégias e campanhas para esse tipo de mídia. Contudo, não podemos esquecer que os links patrocinados podem ser a maneira mais eficiente de encontrar seus leads. O Google Adwords pode ajudar muito o seu negócio ao direcionar tráfego extremamente qualificado para seu site.
Redes Sociais X Links Patrocinados
Antes de detalharmos algumas características do Google Adwords, é importante observarmos a diferença entre essa ferramenta e as ferramentas de marketing para redes sociais.
O comportamento das pessoas nas redes sociais não está diretamente relacionado à busca de informações específicas. Atualmente, o Facebook e o Twitter conseguem entregar conteúdo relevante baseando-se nos interesses do usuário. Se você gosta de cinema, é provável que receba em seu feed anúncios de lançamento de filmes. Contudo, é provável que você não esteja pensando em filmes ao ver esse anúncio nas redes sociais.
Já os links patrocinados do Google Adwords estão muito relacionados ao conteúdo da web. Se você entra em um site de cinema é porque procurou esse assunto de alguma maneira. Os anúncios desse site, baseados em campanhas de Adwords, exibirão propagandas relacionadas a cinema. Se você usa o buscador do Google e procura por cinema, verá links patrocinados relacionados a sua busca. Isso demonstra que o Google Adwords trabalha diretamente com a demanda do público.
De um modo bastante simples, o Adwords entrega propaganda em um momento em que seu lead está propenso a virar cliente. Fazendo o contraponto, as redes sociais são mais indicadas para gerar a demanda e despertar o interesse do público sobre o tema, transformando um público neutro em lead.
Busca orgânica e os links patrocinados
Quando você faz uma busca no Google, os primeiros resultados abaixo do formulário de busca são links patrocinados. Eles possuem uma cor de fundo diferente, que os ajuda a se destacar dos demais resultados. Logo abaixo deles, começam os resultados orgânicos da busca.
Esses links patrocinados são campanhas de Google Adwords. Com eles você pode colocar seu negócio na frente dos melhores resultados de busca. Portanto, não importa o tamanho do seu negócio, você pode ganhar muita visibilidade com Adwords.
Como funciona o sistema de leilão de anúncios
Quando você cria um anúncio no Adwords, você precisa definir palavras-chave para ele. Além disso, você também estabelece o quanto deseja pagar por um clique no seu anúncio. Nesse caso, a cobrança não se dá por exibição, mas sim por clique. É o chamado Custo Por Clique (CPC).
Vamos imaginar que o usuário digitou ‘chinelos de dedo’ no Google. Sua loja de calçados está com uma promoção de chinelos e para divulgá-la foi criada uma campanha com essa palavra-chave. Contudo, uma outra loja também está com uma campanha para promover os chinelos. Como o Google decide qual anúncio será exibido?
O Adwords se baseia no valor do CPC (custo por clique) do anúncio para definir qual será exibido. É como um leilão: o maior valor vence. Contudo, definir um valor alto só para ter seus anúncios exibidos pode não ser uma boa estratégia. Com um CPC alto, você irá torrar seu orçamento rapidamente, sua campanha acabará em um período curto de tempo e poucos leads serão direcionados para seu site. Para otimizar sua verba é preciso trabalhar muito bem com esses valores.
Seja específico com as palavras-chave para direcionar tráfego de qualidade
Montar uma campanha em Adwords requer muita atenção às palavras-chave. É preciso escolher as palavras que identificam melhor o seu negócio. Isso significa ser o mais específico possível. Palavras-chave genéricas não atraem bons leads. Além disso, esse tipo de palavra possui muita concorrência no sistema de leilão. Como são muitos anunciantes concorrendo, fazer uma campanha genérica se torna algo caro.
Vamos imaginar que uma livraria queria fazer uma campanha no Google Adwords. A palavra que melhor identifica esse negócio é “livro”, mas isso é genérico. Trabalhar com o nome dos autores seria uma estratégia melhor.
Para escolher boas palavras é preciso se colocar no lugar do usuário e imaginar como ele faria a busca pelo conteúdo. Alguém que esteja procurando por um livro do Saramago, por exemplo, nunca digitaria no Google os termos “Livros de ficção portuguesa”.
Uma boa estratégia em Adwords irá direcionar um tráfego valioso para seu site, alavancando o seu negócio.
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