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15/04/2017O Marketing Digital está em constante mutação, fruto dos avanços consecutivos e velozes que afetam o mundo da Internet e todo o universo em seu redor.
Assim, os profissionais da área precisam de estar continuamente atentos, em cima das novidades, para não perderem o “comboio” e poderem dar um contributo válido para as suas empresas.
Deste modo, a Grow Under reuniu as principais tendências do mercado do Marketing Digital para este ano de 2017, reunindo as análises divulgadas pelos vários especialistas desta área.
Blogues
O Marketing de Conteúdos é uma área que tem ganho crescente força, nos últimos anos, e que vai continuar a ser impulsionada ao longo de 2017 como uma “arma secreta” para a conversão de vendas.
E uma das formas mais práticas e mais eficazes para veicular este tipo de informação que, sendo útil e relevante, também passa a mensagem que quer transmitir, é através de blogues.
A maioria das empresas tem, hoje em dia, um blogue para criar conteúdos regulares que tanto podem divulgar novidades sobre os seus produtos, como cativar os seus potenciais clientes com dicas e sugestões.
Neste campo, é importante ter em conta o SEO, ou seja, a optimização do blogue e dos seus conteúdos para as pesquisas do Google, abordando as keywords ou palavras-chave do seu negócio. Mas, mais do que isso, trata-se de criar mais-valias para os visitantes que assim, acabarão cativados e convencidos a comprar.
Uma boa forma de apresentar conteúdos é através de webinars, em jeito de conferências ou de palestras, com a presença de vários especialistas do sector em causa, mas através da Internet. Esta alternativa permite divulgar conteúdos relevantes, nomeadamente para tirar dúvidas sobre certas temáticas.
Apostar em conteúdos multimédia, especialmente vídeos e infografias, também é uma grande tendência, especialmente no tempo das pressas em que vivemos. São conteúdos mais “fáceis” de assimilar, mais imediatos e mais partilháveis nas redes sociais, o que alarga a audiência provável.
Email Marketing
Uma das melhores formas de fazer chegar a mensagem aos clientes é ainda, através do e-mail marketing, mas já em moldes bem diferentes do que se fazia há uns anos.
Não se trata apenas de disponibilizar ofertas e promoções. Os utilizadores da Internet estão, na actualidade, saturados desse tipo de abordagem. Urge assim, fornecer-lhes conteúdos úteis e interessantes que tenham o factor “irresistível”, ou porque respondem a dúvidas importantes ou por oferecerem algo de valor, como conhecimento.
E para fazer chegar a mensagem ao público-alvo da melhor forma possível, é preciso apostar na segmentação, facultando conteúdos diversificados para cada grupo de potenciais clientes, conforme os seus interesses, nível de educação/formação, idade, género e critérios afins.
Importante ainda, é ter em conta o conceito de “menos é mais” – é melhor apostar na qualidade acima da quantidade. Em vez de três newsletters semanais, aposte em enviar uma apenas, mas com conteúdos verdadeiramente apelativos.
Comércio Electrónico
O e-commerce ou comércio electrónico é uma área que continua a crescer e há cada vez mais adeptos das compras online. Até Redes Sociais como o Facebook e o Twitter já têm botões “comprar agora”, o que ilustra a importância de agilizar este processo na Internet.
Se ainda não adaptou o seu negócio a esta realidade, talvez seja uma boa altura para começar a preparar esse cenário. E neste caso, não se deve esquecer de adaptar a sua loja online ao formato mobile, para que esteja acessível em qualquer lado no telemóvel dos seus clientes.
Com a proliferação de cada vez mais soluções para rastrear o comportamento dos utilizadores da Internet, é imprescindível também, segmentar as ofertas, pondo ao dispor de cada cliente opções personalizadas, tanto em termos de ofertas como de produtos.
Redes Sociais
Facebook e Twitter, entre outras Redes Sociais, são já espaços imprescindíveis para as empresas na actualidade e a tendência é para que esse papel essencial continue a crescer, ao longo de 2017.
O Google vai já dando também, crescente importância às informações das Redes Sociais nas suas pesquisas. Portanto, já não pode preocupar-se apenas, com a optimização para motores de busca (SEO), tem também que apostar numa presença mais dinâmica e relevante nos seus perfis do Facebook, do Twitter, enfim, das Redes Sociais onde o seu público-alvo seja mais activo.
Este tipo de participação pensada e estratégica é essencial para reforçar o engagement – a empatia que se estabelece entre a sua empresa e os seus clientes.
Landing Pages
As landing pages são páginas criadas com foco único na conversão, visando levar os visitantes a procederam a alguma acção, ou seja, um lead, um passo no designado funil de vendas.
Estamos a falar de criar oportunidades, logo, possíveis clientes, com a colocação de um “pretexto” para recolher informações relevantes, como por exemplo, um email. Assim, pode disponibilizar-se um livro em formato de e-book a título gratuito, mas com a obrigatoriedade de deixar um email para o poder fazer.
Esta continua a ser uma excelente forma de abrir uma porta para poder chegar a esses clientes futuramente.
Aqui o principal passo é conseguir gerar “call-to-actions” apelativos e clicáveis, para que as landing pages sejam verdadeiramente eficazes. E neste sentido, é preciso ter atenção a detalhes como as cores e as imagens usadas, porque também influenciam a decisão dos utilizadores/consumidores.
Para apurar o que resulta melhor, o ideal fazer testes A/B para apurar que fórmulas resultam em melhores taxas de conversão.
SEO
Melhorar o desempenho SEO do seu site – ou seja, garantir a sua optimização para motores de busca como o Google – não deixou de ter importância, mas já não é apenas uma questão de “keywords” ou de meta-descrições.
É preciso também, melhorar a experiência do utilizador, garantir que a sua página carrega de forma rápida, pôr ao dispor dos seus visitantes e potenciais clientes um site mobile com navegação fácil e um layout apelativo. Todos estes factores melhoram igualmente, a catalogação do seu site no ranking de pesquisas do Google.
Há ainda outro factor que é já quase obrigatório para garantir um melhor posicionamento no rastreamento do Google – ter o Certificado Digital SSL, isto é, ter o HTTPS activado.
Quando um site começa com https:// em vez de apenas http://, significa que é um site seguro, nomeadamente para transacções comerciais online como compras ou transferências bancárias. Ora, este dado é também, fundamental para ganhar a confiança dos utilizadores no seu site, especialmente se for suposto eles deixarem por lá dados confidenciais e mais melindrosos.