
17 pontos sobre o futuro do mundo com o Coronavírus
22/04/2020
Hello! O jogo dos 7 maiores erros da Transformação Digital
29/01/2021
O consumidor de viagens de luxo busca qualidade superior.
A massa de consumidores de viagens esperam das operadoras de turismo, agências de viagens e fornecedores (hotéis, companhias aéreas, receptivos e demais serviços de viagens) os padrões de qualidade apresentados pelo mercado, da comunicação a efetiva prestação de serviço. E, mesmo estando dentro dos padrões, devemos estar atentos e focar ao nível de expectativa gerada no consumidor em relação a próxima viagem.
O consumidor de viagens de luxo busca qualidade superior do que a praticada pela média do mercado, é altamente exigente e esta disposto a pagar por isso. Ele investe na qualidade superior em busca de conforto, exclusividade e prestigio.
Neste caso a atenção deverá ser redobrada em relação as expectativas geradas, já que na busca de exclusividade, cada consumidor tem um ponto de vista em relação ao outro. Ou seja, o que se percebe como “luxo” para um, pode não ser para o outro e vice e versa. Este segmento de consumidores de viagens de luxo é composto por universo múltiplo e heterogêneo de pessoas. E que nem sempre gostam, apreciam e valorizam as mesmas coisas.
Universo múltiplo e heterogêneo de consumidores de viagens de luxo.
Esta expectativas estão ligadas as memórias vitais, que incluem educação e cultura, experiência com produtos similares, estilo e ocasião de vida, sejam elas pessoais ou profissionais. E, se não bastasse esta complexidade, a tendência é que o perfil dos consumidores se pluralize cada vez mais. Isso acontecerá principalmente em decorrência da democratização de acesso e ao ambiente eletrônico.
Assim, do adolescente ao idoso que esperam diversão, segurança, conforto, tranquilidade, roteiros diferenciados ou programados, deveremos ser especialistas no entendimento e entrega do produto adequado. Comunicando de forma segmentada produtos customizados para cada perfil. Fazendo assim, com que o consumidor tenha a percepção que aquela viagem ou roteiro tenha sido elaborado exclusivamente para ele. Conheça os destinos que oferecem opções de qualidade superior em ag.tur.br
Texto elaborado por Edu Matarazzo em dezembro de 2007 que se mantém mais atual do que nunca nos dias de hoje. Fez parte de um business plan para implantação de uma operadora de luxo.